Investimento de quase R$ 48 mil de recursos próprios para obras de reforma e ampliação do prédio beneficia cerca de mil pacientes que são atendidos mensalmente pelo Centro de Atenção Psicossocial de Taquari.

Com a presença de funcionários, pacientes e famílias dos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a administração municipal organizou na quarta-feira, dia 14 de outubro, um ato para marcar o início das obras de reforma e ampliação do prédio onde são atendidas cerca de mil pessoas por mês. No total, o investimento compreende quase R$ 48 mil de recursos próprios que irão garantir a obra de reforma e ampliação, aumentando o espaço em 40 m², com a pintura de todo o prédio e também a construção de um espaço de convivência no pátio da instituição.

De acordo com o secretário da Saúde e Meio Ambiente, José Harry Saraiva Dias, as melhorias estão sendo realizadas para valorizar um trabalho que já vem sendo bem desenvolvido pela equipe do Caps. “A obra vai dar mais condições de atendimento, tanto terapêutico, quanto ocupacional, para o nosso povo de Taquari”, apontou José Harry.

Atualmente, o Caps atende em um prédio com 238 m² de espaço físico. No local, de acordo com levantamento apresentado pelo secretário, além das cerca de mil pessoas atendidas por mês, também são realizadas 250 consultas psiquiátricas no mesmo período. “Acolhemos 40 pacientes novos por mês e acompanhamos outros 30 em atendimento intensivo, quando eles passam o dia no Caps, recebem alimentação e transporte. Também realizamos semanalmente grupos para atendimentos nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e assistência social”, explica a coordenadora do Caps, Alexandra Castro.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, enfatizou o trabalho exemplar que é desenvolvido pela instituição. De acordo com ele, os números apresentados representam a dedicação dos funcionários com o atendimento que é realizado diariamente na instituição. “É um trabalho exemplar. Estamos há quase três anos na administração e eu atendo pessoas diariamente na Prefeitura, respondo questionamentos na Rádio Açoriana, atendo o público no ‘Prefeitura na Rua’ e até hoje não recebi nenhuma reclamação em relação ao trabalho no Caps, pelo contrário, só elogios”, afirmou Maneco.

Além dos números, quem representa a qualidade do trabalho realizado no Caps são os próprios pacientes, que consideram a instituição como uma casa, uma família. Para expressar esse sentimento, a paciente Elisabete da Silva Pereira escreveu uma mensagem e leu para todos ao final dos discursos. "O grupo do Caps agradece pelo atendimento dos profissionais, dos médicos que nos dão um bom atendimento, pelo atendimento da cozinheira e do motorista, ótimos sempre em servir. Pelo grupo, ficamos felizes pela reforma do Caps. O Caps é a nossa casa, somos uma família feliz", leu, sob aplausos das autoridades presentes.

Ao final do ato, o prefeito assinou a ordem de início das obras, juntamente com um representante da empresa vencedora da licitação. Também participaram do evento, o vice-prefeito André Brito, o engenheiro da Secretaria de Planejamento, Sérgio Noschang, a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Sabrina Wagner Cardoso, demais secretários e funcionários da administração municipal. Com a ordem de início assinada, as obras devem começar assim que o tempo estabilizar, ficando a cargo da empresa vencedora da licitação o princípio dos trabalhos.

Data de publicação: 15/10/2015

Créditos: Aline Ben