Na noite da última terça-feira, dia 20 de outubro, um grande número de moradores dos bairros Caieira, Praia, Olaria e dos loteamentos Figueira e IPE, marcaram presença em mais uma edição do projeto “Prefeitura na Rua”.

Na noite da última terça-feira, dia 20 de outubro, um grande número de moradores dos bairros Caieira, Praia, Olaria e dos loteamentos Figueira e IPE, marcaram presença em mais uma edição do projeto “Prefeitura na Rua”, levando reivindicações, críticas e sugestões ao prefeito e aos secretários municipais. A maioria das solicitações foram encaminhadas às secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento e da Saúde e Meio Ambiente, além dos atendimentos realizados pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco.

O principal objetivo do projeto é deixar comunidade, prefeito, vice-prefeito e secretários mais próximos. Através de atendimentos quinzenais, a Prefeitura procura facilitar a resolução de problemas da população junto ao Poder Público. “Fazemos o ‘Prefeitura na Rua’ de 15 em 15 dias em diferentes regiões da cidade, onde eu, o vice-prefeito André e os secretários vamos até vocês para ouvirmos pedidos, sugestões, críticas e dúvidas, nos comprometendo com o que está ao nosso alcance”, explicou Maneco, na abertura das atividades da noite.

O prefeito também destacou a importância da comunicação e do diálogo com a população para se realizar um trabalho completo e dinâmico, ouvindo direto dos moradores os principais problemas que cada bairro possui e, na medida do possível, resolvê-los. “Quanto mais conversamos, mais conseguimos resultados, e assim vamos resolvendo os problemas que a nossa cidade possui. Aqui na Caieira é um exemplo, mesmo que tenhamos muito que fazer ainda, podemos ver aqui ao nosso lado um posto de saúde novo sendo construído, uma ESF (Estratégia Saúde da Família) bem estruturada, onde haverá uma equipe médica completa. Mais ao lado do posto, também estamos construindo uma academia de saúde”, ressaltou Maneco.

Moradora há cerca de 40 anos do bairro Caieira, Helena Junqueira solicitou junto ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Santos da Rosa, o Luiz Construtor, algumas melhorias em ruas do bairro. “Solicitei junto ao secretário melhorias na iluminação pública na minha rua, Leonel Teodorico Alvim, e nas bocas de lobo que ficam na esquina das ruas Leonel e Lauro Viana, pois estão muito perigosos os buracos e tenho medo que alguma criança possa se machucar. Até o início da semana que vem o secretário ficou de dar um jeito nesses problemas. Todas as vezes que tem ‘Prefeitura na Rua’ aqui no bairro, sempre compareço com as solicitações”, afirmou Helena.

Um grupo de moradores do bairro Caieira, mais precisamente da Rua João Pessoa, se reuniram e solicitaram junto ao prefeito melhorias urgentes na estrutura da rua, pois segundo os moradores a via está com sérios problemas de buracos. O morador André Carvalho comentou sobre a solicitação. “Temo que possa acontecer algum acidente se permanecer essa situação em que se encontra a rua. Por isso, viemos em um grupo de moradores para solicitarmos todos juntos uma solução para o nosso problema. Além dos buracos, quando chove a água não tem para onde escorrer por causa dos bueiros entupidos”, explica André.

De acordo com o morador, ele recebeu o retorno de que sua solicitação será atendida o mais breve possível. “O prefeito ficou de dar uma solução dentro de 15 a 20 dias para uma recapagem da rua, mas sobre o encanamento são necessários maiores recursos. Sempre fui convidado para o ‘Prefeitura na Rua’ e hoje é a primeira vez que venho. Esse projeto é uma vantagem para o povo, pois o morador do bairro é o que sabe dos problemas. Assim, vindo em um maior número de pessoas para reivindicar junto ao prefeito e aos secretários nossas solicitações, podemos resolver juntos os problemas do bairro”, acredita o morador.

A próxima edição do “Prefeitura na Rua” acontece na sede da Associação de Moradores do Bairro Passo da Aldeia (Ambapa), às 20h. O bairro faz parte da Zona 3, entre as regiões em que o município foi dividido para o projeto, e atende também os bairros Coqueiros, São João e Centro, além do loteamento do Zé Luiz. No entanto, é importante ressaltar que o evento é aberto a toda a comunidade interessada em participar.

Confira as edições seguintes

03 de novembro | Zona 2: bairros São João, Coqueiros, Passo da Aldeia, Centro e Loteamento do Zé Luiz. Local: Sede da Associação de Moradores do Bairro Passo da Aldeia (Ambapa).

17 de novembro | Zona 3: loteamentos do Parque do Meio e da Pedreira e bairros Prado e Santo Antônio. Local: Sede Comunitária Santa Cecília (Loteamento Parque do Meio).

1º de dezembro | Zona 4: localidade da Boa Vista 1 e bairros União e Colônia Vinte de Setembro. Local: Ginásio da Associação de Moradores do Bairro Colônia Vinte de Setembro (Ambacovis).

Data de publicação: 22/10/2015

Créditos: Leonardo Rosa