Pequenos produtores residentes na localidade de Assentamento Tupi abriram a “Casa Colonial Flavius” para que a comunidade taquariense tenha opções na hora de escolher produtos naturais que fazem a diferença e contribuem para uma alimentação saudável.

Rua Osvaldo Aranha, número 2360, esquina com a Vereador Praia. É nesse endereço que Flavio Ferreira Marques, de 47 anos, e Luciana Prass Dias, de 36, decidiram dar início a uma nova etapa de suas vidas. Os pequenos produtores, residentes na localidade de Assentamento Tupi, abriram a “Casa Colonial Flavius” para que a comunidade taquariense tenha opções na hora de escolher produtos naturais que fazem a diferença e contribuem para uma alimentação saudável.

Na manhã da última quarta-feira, dia 21 de outubro, o secretário da Agricultura, Romacir Martins, fez uma visita ao recém-inaugurado estabelecimento e conferiu as novidades ao lado da proprietária Luciana. Ela, junto com o marido Flavio, vê com expectativa o futuro do negócio. “Espero que cresça daqui para frente, pois temos uma variedade grande de produtos. Vendemos, entre outras coisas, arroz integral, doce, embalado a vácuo, parbolizado, e também leite integral oriundo da agricultura familiar”, conta Luciana.

Para ela, fazia falta no município um estabelecimento para comercializar produtos orgânicos e frescos. Na casa colonial de Luciana e Flavio há diversos tipos de verduras produzidas nas terras do casal, como alface, cebolinha, couve, beterraba, brócolis, couve-flor e cenoura. “Nós, como agricultores, encontramos muita dificuldade em entregar os produtos no comércio. Então, como somos produtores orgânicos, o certificado que temos não nos possibilita vender em mercados, apenas diretamente ao consumidor. A maior parte dos alimentos é plantada por nós”, explica.

Uma mão lava a outra

Participantes assíduos da Feira do Produtor Rural, que acontece a cada quinze dias na Rua Vereador Praia, ao lado das Lojas Lebes, Luciana e Flavio procuram estar em sintonia com os demais agricultores de Taquari. Eles também aproveitam o comércio no centro da cidade para inflar um pouco mais a venda dos colegas expondo variados produtos e até algumas peças de artesanato. “Qualquer produtor que tenha a vontade de colocar seus produtos em nosso estabelecimento pode entrar em contato conosco, pelo telefone (51) 9506.3226”, avisa Luciana.

Segundo Romacir, o auxílio da Prefeitura é um dos motivos que fazem a renda do pequeno produtor ser enriquecida. “As propriedades rurais do país, de pequeno e médio porte, são compostas por muitos agricultores brasileiros. São trabalhadores que produzem diversas culturas com mão de obra familiar. Antes, constatávamos que não havia nessas propriedades aplicação de técnicas, tecnologias e conhecimentos por parte de profissionais. Por isso, para reverter esse quadro, acompanhamos quase que diariamente a situação de nossos cultivadores do interior, sempre com o apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Eles, afinal, respondem por grande parte dos alimentos dispostos no mercado”, destaca.

Data de publicação: 22/10/2015

Créditos: Juliano Kern