Produtores rurais recebem adubo orgânico da Ecocitrus, de Montenegro, através de uma parceria com a empresa e a Prefeitura de Taquari.

Em 9 de setembro deste ano, a administração municipal promoveu reunião no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquari e Tabaí (STR), envolvendo funcionários do Executivo e pequenos produtores rurais. A melhor comercialização de produtos e a expansão das vendas dos agricultores figuraram entre os assuntos abordados no encontro. Um mês depois, a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, começou a fomentar as atividades nas propriedades do interior fornecendo adubo para auxiliar o homem do campo no trabalho com as hortas.

A iniciativa, segundo o responsável pela pasta, Romacir Martins, tem o objetivo de contribuir para a melhora da qualidade dos alimentos vendidos na Feira do Produtor Rural, que acontece a cada quinze dias no centro da cidade, na Rua Vereador Praia, ao lado das Lojas Lebes. Com a empresa Ecocitrus, de Montenegro, atuando como parceira, a Prefeitura apenas cedeu caminhões para o transporte do adubo.

De acordo com Romacir, o custeio de toda a operação é bancado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Fundagro), criado em 2013 para estimular a produção primária em Taquari, ajudando principalmente os pequenos produtores rurais. “A partir dessa reunião que fizemos em setembro, começamos a negociar com essa empresa para fornecer o adubo aos nossos produtores. Dessa forma, acreditamos que a produção das hortas ganhará inúmeros benefícios, gerando mais lucro aos nossos agricultores”, conta o secretário.

“Uma grande ajuda”

Leo Piovesan, produtor residente na localidade de Amoras, foi um dos primeiros a receber a carga de adubo da administração municipal. “Não temos como produzir adubo orgânico em grande quantidade aqui na propriedade, e, quando se trata de uma agricultura maior, como no caso da cana-de-açúcar que eu quero produzir, depende de adubo orgânico de fora”, conta.

Para Leo, a parceira com o Poder Público foi determinante para fortificar seus produtos. “É uma ótima ideia, essa iniciativa. Deu-me condições, e, para nós agricultores, é uma grande ajuda. Até para a Feira do Produtor, porque nos preocupamos com os alimentos orgânicos e de boa qualidade. São duas coisas que acontecem juntas: a renda familiar da propriedade que vai aumentar, assim como a produção para a feira”, afirma.

Data de publicação: 27/10/2015

Créditos: Juliano Kern