A Praça da Matriz será palco de uma nova manifestação cultural em Taquari a partir deste domingo, dia 8 de novembro. O projeto Portal das Artes reunirá artistas, artesãos, músicos e expositores em geral em um só local no centro da cidade, das 14h às 19h.

A Praça da Matriz será palco de uma nova manifestação cultural em Taquari a partir deste domingo, dia 8 de novembro. Liderado pela coordenadoria de Cultura da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da administração municipal, o projeto Portal das Artes reunirá artistas, artesãos, músicos e expositores em geral em um só local no centro da cidade, das 14h às 19h.

A iniciativa, que não acarretará em custos para a Prefeitura, proporcionará geração de renda aos participantes, por meio de ações culturais, de arte e artesanato. “Pensamos na Praça da Matriz como lugar destinado à comunhão entre a comunidade taquariense. Será um espaço democrático, onde cada um fará parte do seu jeito, divulgando e comercializando seus produtos diretamente com o público”, explica a coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas.

Segundo ela, outros municípios vizinhos, como Lajeado, já promovem o evento há bastante tempo. “Para aprimorar a ideia em Taquari e pegar alguns exemplos, fiz algumas visitas para ver como funcionam as feiras por lá”, revela. Com o objetivo de regulamentar o comércio e o funcionamento de feiras livres em Taquari, o Poder Público encaminhou projeto de lei ao Legislativo, que acabou aprovado pelos vereadores. “Essa proposta também busca o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao pleno exercício de cidadania, promovendo a valorização e a difusão do trabalho artesanal e de seus agentes, a formação de mercado, de apreciadores, e o fortalecimento do setor”, conta Sabrina.

Saiba como se inscrever

De acordo com a coordenadora de Cultura, já há um bom número de participantes confirmados para o encontro. “Os interessados ficarão responsáveis por seus estandes. É importante ressaltar que não há qualquer taxa de inscrição ou mensalidade, e a Prefeitura providenciará caixas de som e microfone para os músicos que forem se apresentar”, afirma. Quem deseja participar do evento pode fazer sua inscrição na recepção do Centro Administrativo da Prefeitura ou no Museu Casa Costa e Silva, das 7h às 13h.

Conforme Sabrina, a segunda edição do Portal das Artes já está confirmada para o dia 13 de dezembro. “Entendemos que a sobrevivência da tradição das feiras nas praças deve permanecer viva como um movimento divulgador da cultura, da arte e da gastronomia de Taquari. Essa formatação e essa proposta têm o interesse de revitalizar locais comunitários e firmar parcerias com os frequentadores das feiras, para que assumam o compromisso de gestores de seus talentos”, finaliza.

Atenção: Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo domingo, dia 15.

Data de publicação: 06/11/2015

Créditos: Juliano Kern